COMO CONSEGUIR O CARIMBO DE ANDORRA NO PASSAPORTE

Andorra é um principado localizado nos Pirineus entre França e Espanha do tamanho da cidade Florianópolis e conhecido na Europa como um dos melhores destinos de inverno: muita neve, pistas de esquis e esportes de inverno.

Como não possui aeroportos nem ferrovias só se pode chegar por via terrestre, de carro ou de ônibus, vindo de Toulouse na França ou da Catalunha, na Espanha. Se quiser saber mais sobre Andorra, clique aqui.

A fronteira do país mais parece um duplo ponto de pedágio, com duas cabines uma de frente com a outra. O carro não é parado e nenhum documento precisa ser mostrado na entrada, só precisa passar com velocidade reduzida para que os policiais de fronteira observem o interior do carro. Na saída de Andorra para Espanha os policiais espanhóis verificam o carro e o porta-malas, para checar as compras. Por Andorra ter impostos bem reduzidos é conhecido por compras de bebidas, tabaco e eletrônicos.

Andorra faz parte do acordo do Espaço de Schengen, que garante livre circulação de pessoas. Portanto não é necessário mostrar o passaporte para entrar.

CARIMBO DE ANDORRA NO PASSAPORTE

Da primeira vez que eu fui estávamos em um grupo de 10 pessoas, em dois carros. Os policiais foram super simpáticos e solícitos, nos perguntaram sobre o estudo de cada um, já que éramos todos intercambistas e até fizeram piadinhas. Nada como uma fronteira comum, ainda que tenha sua seriedade. Mesmo que você não fale nada de catalão e só arranhe um portunhol já é válido, pode ir sem medo.

ONDE PEDIR O CARIMBO

Passando a fronteira há um posto policial, parecido com um ponto de apoio do pedágio. Se você quiser ter seu passaporte carimbado é ali que você deve parar o carro.

Você mesmo deve descer do carro com seu passaporte e tão logo algum policial virá te atender.

Basta ser simpático e sorridente e dizer a um deles que deseja o carimbo turístico de Andorra no passaporte. Pode ser que você tenha que andar de um policial a outro, mas é tudo bem rápido e simples.

Quando falo que a simpatia, o sorriso e a comunicação são importantes é porque, como não é algo obrigatório e o carimbo é meramente turístico, vai da boa vontade das pessoas e de você explicar que só quer o carimbo turístico mesmo.

E O CARIMBO DA ESPANHA

Os próprios policiais andorranos passaram nosso passaporte à cabine espanhola e pediram o carimbo da Espanha por terra, que vem com um carrinho estampado para assinalar que não entramos por avião.

CUSTO

Ao contrário dos carimbos turísticos de Liechtenstein e San Marino, Andorra não cobra nada por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s